sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Irezumi: A tatuagem japonesa

O Japão é um país com uma cultura milenar totalmente diferente do ocidente, por isso algumas de suas tradições, mesmo possuindo semelhanças, são bem distintas das que nós temos aqui. E no caso das tatuagens é isso que ocorre:

A história

600x300xtatuagem-tebori-irezumi-horimono.jpg.pagespeed.ic.bQSC93S08B
A tatuagem no Japão é uma tradição muito antiga, tendo quase 12 mil anos de história. No início (10 mil anos a.C.), os japoneses usavam tatuagens para a expressão espiritual ou mesmo para decoração corporal. Em séculos mais recentes, em torno de 300 a.C., as tatuagens ganharam um significado de status, até que, a partir do século II, elas começaram a ser vistas como coisas ruins.
No século II, as pessoas tatuadas eram criminosos, pois os bandidos, quando eram pegos, tinham a pele marcada para que todo mundo pudesse saber de seu passado vergonhoso..

Os mestres e a técnica

tumblr_lw94ibocIr1r52y8bo1_1280
Os mestres da arte do Irezumi são difíceis de encontrar, pois, cada vez mais, seu número é reduzido. A dificuldade para o domínio dessa técnica é tanta que o aluno precisa de anos de estudo, fazendo com que poucos se interessem em seu aprendizado.
Quase todo grande mestre Irezumi possui algum discípulo que lhe ajuda com as tarefas diárias e ganha em troca a oportunidade de aprender e ver o grande tatuador trabalhando. Durante anos, o discípulo serve o mestre, até que um dia toma seu lugar e muitas vezes ganha até o mesmo nome do instrutor.
Toda essa dedicação e tempo de treinamento é explicado pelo fato da tatuagem japonesa ser totalmente artesanal e não usar nenhum tipo de máquina moderna. Para escrever na pele da pessoa, o tatuador utiliza uma espécie bastão com uma agulha na ponta. Assim ele precisa fazer todo o trabalho que uma máquina moderna faz, apenas usando as mãos. O processo é extremamente lento e doloroso, pois o tatuador tem que enfiar a agulha na pele milhares de vezes e retirar, apenas para desenhar uma simples linha.
A primeira parte da tatuagem é o contorno, que normalmente consegue ser feito em um dia, mas leva muitas horas. A pintura é feita por partes, pois pode levar muitos dias. A cada sessão o tatuador consegue pintar apenas uma pequena parte, devido ao fato de tudo ser feito manualmente. Além disso, existe toda técnica de cores, sombreamento e nuances, que só os mestres japoneses do Irezumi sabem fazer.
Confira algumas tatuagens feitas por esses mestres:
600x300xtatuagem-tebori-irezumi-horimono.jpg.pagespeed.ic.bQSC93S08B
1003_lrap_18_o tattoo_artist_horiyoshi_iii body_suits
1541-irezumi_large
302401
popular-koi-tattoo-design
tumblr_m6q0p9TSZg1qll54do1_1280
tumblr_m6ytuuPqw11qfo1e8o1_500
untitled
yakuza-irezumi-tattoo-2_thumb

Nenhum comentário:

Postar um comentário